quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Flor de Lótus

Estamos iniciando este blog, para tentar trazer
um pouco do conhecimento obtido, e também novas experiências.
Não seremos a "dona da verdade", em hipótese alguma.

Queremos apenas que sintam num local agradável,
em que possam relaxar, pensar e quem sabe até refletir!

Dentro do possível, traremos temas esotéricos e místicos,
e aguardaremos sua opinião.

Estaremos fazendo a inauguração oficial dia 15/02/2008.
Você é nosso convidado especial
A festa é sua.

Agora um pouco sobre a flor de lótus,
que escolhi para iniciar o blog.

A flor de lótus nasce do lodo,
e representa o poder da transformação
que temos dentro de nós.

No Egito Antigo existiam duas espécies nativas de lótus:
o lótus branco (Nymphaea lotus)
e a espécie azul (Nymphaea cerulea).
A terceira espécie, o lótus rosa (Nelumbo nucifera)
veio da Pérsia e cultivada no Egito durante o último período.
Estas três espécies aparecem retratadas na arte egípcia.
O lótus rosado apareceu especificamente na arte helenística
enquanto que o lótus azul, considerado sagrado pelos egípcios,
é o que aparece nos hieróglifos.

O lótus ou nenúfar era sagrado para os deuses solares,
pois ao nascer, esta planta se volta para o leste
como se tivesse prestando honras ao sol nascente.
Na arte era utilizado como símbolo do Baixo-Egito
e era retratado com suas folhas entrelaçadas com papiros
(símbolo do Alto-Egito) simbolizando a unificação
de ambas as terras.

O lótus se fecha ao anoitecer e submerge na água.
Ao amanhecer emerge e floresce novamente.
A flor se converteu no símbolo natural do sol e da criação.
Em Hermópolis acreditava-se que existia um lótus gigantesco
que emergia das "águas primordiais de Nun"
do qual logo aparecia no meio de suas folhas, o deus solar.

Como um símbolo que evoca o "renascimento",
era associado a lenda da morte e ressurreição de Osíris.
Os quatro filhos de Hórus aparecem sobre o lótus
e de frente para Osíris.
No Livro dos Mortos o lótus é mencionado com uma citação:
"Transforma a ti mesmo num lótus e terás a promessa de ressurreição".

" As pétalas da Flor de Lótus abrem-se para o sol,
como a nossa alma se abre para a energia divina".

(texto retirado da internet, através de várias pesquisas)

4 comentários:

MONICAVOX disse...

AMIGA QUERIDA,SEU TEXTO NOS REMETE Á ANTIGOS CONHECIMENTOS...REALMENTE A FLOR DE LÓTUS É UM GRANDE SÍMBOLO E VC COMEÇOU BEM!EU TENHO UM CRISTAL DESSES COM A LUZ DO SPECTRO NO MEU CANTO DE MEDITAÇÃO, QUE ME INSPIRA UITO QUANDO FAÇO MEUS DECRETOS E MINHAS ORAÇÕES DIÁRIAS...SÍMBOLO DE BELEZA E DE PERFEIÇÃO ESPIRITUAL,ENERGIZA O AMBIENTE E TRAZ A LUZ DO ALTO PARA O PLANO TERRESTRE.PARABÉNS PELA POSTAGEM E PELO BLOG....TAMBÉM,UMA MADRINHA DESSAS NÉ?UM GRANDE BJU E ESPERO VOLTAR MAIS VEZES...MANTEREMOS CONTATO,Walk on forever,Monicavox

Anônimo disse...

Oie!!!Que lindo blog amore, Só mesmo minha madrinha tão genial e sensível para contruir tanta beleza. Estou um pouco enciumada né, mas ofereço a você meu award e o que ostar do meu blog é seu.Vem conhecer outra obra prima da Guerreira e você vai entender o que estou sentindo. Acho que vamos nos dar bem...Mil beijos e muita sorte.

Jeh disse...

olá,tudo bem?
eu gostaria muito de saber...o significado do símbolo do seu blog...onde tem uma meia lua com a estrela de 5 pontas inscrita no círculo.
por favor,se vc puder me dizer,ficarei grata,pois adorei a imagem...e estou até pensando em fazer uma tatuagem dela...mas não antes de saber o seu significado
obrigada,boa semana

LU disse...

Muito bom! O legal da informação, do conhecimento, é podermos dividir com todos que têm objetivos em comum. Beijão e obrigada.